quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Poço das Trincheiras recebe o FNE Itinerante


Poço das Trincheiras recebe o FNE Itinerante

por Assessoria

No dia 06 de dezembro de 2011 às 08h00min no Clube Municipal, localizado na Rua Santa Marta, s/n, ao lado da Igreja, Centro, Poço das Trincheiras– AL, será realizado o FNE Itinerante.

Na oportunidade, serão apresentadas as vantagens e formas de acesso ao FUNDO CONSTITUCIONAL DE FINANCIAMENTO DO NORDESTE - FNE, instrumento financeiro de
desenvolvimento da região.

Desta forma, o Banco do Nordeste do Brasil convida a toda a comunidade pocense para participar do evento, a fim de que possamos cumprir o papel do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste – FNE em estimular o desenvolvimento do Nordeste Brasileiro.

Dias das reuniões do DRS Médio Sertão de Alagoas

domingo, 5 de junho de 2011

agricultores de assentamentos no Sertão de Alagoas investem na criação de cabras

http://gazetaweb.globo.com/v2/videos/video.php?c=10856


Fonte : Gazeta Web

Curso de laticínio COPASIL CAFISA -- 23 a 27 de Maio de 2011

Foi realizado entre os dias 23 e 27 de Maio de 2011, no Assentamento Selma Bandeira, na cidade de São José da Tapera o curso de laticínio ministrada pelo SENAI/AL com a facilitadora Janaina. Essa ação foi uma parceria da COPASIL e CAFISA, tendo como agente organizador o APL de Ovinocaprinovinocultura (Agente Reginaldo). Realização SEBRA/AL e SENAI/AL

sábado, 14 de maio de 2011

IX ENEL - Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados

O ENEL, consolidado como o maior evento da Região Nordeste para o setor de Leite e Derivados, é um encontro itinerante que tem por finalidade promover o acesso à informação e inovação tecnológica, bem como estimular a troca de experiências e a promoção de negócios, visando à melhoria da competitividade da cadeia produtiva de leite e derivados da Região Nordeste de Brasil.

O ENEL foi realizado pela primeira vez em 2003, pelo Sebrae/RN, e atualmente o evento representa uma oportunidade para que empresas e profissionais ampliem os conhecimentos sobre o assunto. Além de uma programação que inclui palestras e oficinas, o encontro contra ainda com uma vitrine de produtos lácteos, salão com estandes para exposição de máquinas e equipamentos e um espaço para realização de negócios.

Perfil do Público Visitante
Empresários de laticínios
Produtores rurais
Agropecuaristas
Zootecnistas
Médicos veterinários
Agrônomos
Distribuidores, comerciantes e atacadistas
Pesquisadores e universitários
Profissionais da gastronomia
Profissionais de áreas coligadas
Público interessado na atividade.


Confira a programação!
Inscrições a partir do dia 16/05/2011, pelo site.


IX ENEL
De 08 a 10 de Junho de 2011
Local: Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.
Horário: Das 09h às 18h
Informações: 0800 570 0800


Fonte : Portal Sebrae Alagoas

sexta-feira, 25 de março de 2011

Produtores participam de rodada de negócios com foco na venda para merenda escolar

Ações têm como objetivo a criação de novos mercados para agricultura familiar alagoana

Da Redação

Produtores da agricultura familiar de diversos municípios alagoanos estão participando de rodadas de negócios com foco na venda para a merenda escolar. No dia 25 de março, estes agricultores se reúnem em Santana do Ipanema, apresentando seus produtos a representantes das escolas municipais, compradores em potencial.
Outras rodadas de negócios serão realizadas nos municípios de Olho d’Água das Flores (31/03) e Arapiraca (05/04).

Em 2009, foi criada a Lei de Alimentação Escolar (Nº 11.947), determinando que no mínimo 30% da renda destinada à merenda escola, fosse voltada para a compra de produtos provenientes da agricultura familiar. Juntos, o Sebrae Alagoas e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através das rodadas de negociação realizadas entre produtores e representantes das escolas municipais, vêm facilitando o cumprimento dessa lei.


Além de representantes do Sebrae Alagoas e da Secretaria de Estado da Agricultura, participam das rodadas, os secretários de educação e nutricionistas dos municípios, que na oportunidade conhecem o potencial produtivo dos agricultores, analisam as propostas para dar início à chamada pública.


Os nutricionistas dos municípios, ao participarem da iniciativa, conhecem a variedade das produções e viabilizam a adequação dos cardápios ao que cada região tem a oferecer.


De acordo com Áurea Valéria, analista da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae Alagoas, antes do início das rodadas de negócio, os produtores passaram por um processo de capacitação, onde puderam esclarecer dúvidas acerca do fornecimento para o setor público.


“As rodadas vêm para facilitar o acesso dos pequenos produtores e empresários a novos mercados, nesse caso, as escolas públicas. O Sebrae, através dessas ações, estimula as compras governamentais para a merenda escolar", destacou Áurea.


Mais informações pelo 82 4009-1686.

quinta-feira, 24 de março de 2011

O Sebrae Alagoas proporciona o curso para desenvolver a cultura da cooperação-Cultcoop para a Copasil

Sebrae Alagoas e a Copasil entra o ano novo marcado na agenda a continuação do curso que vem proporciona o desenvolvimento da Cultura da Cooperação (Cultcoop). Isso acontece no dia 14 de março de 2011, na sede da Seagri em Santana do Ipanema-AL. O Cultcoop é uma ação desenvolvida pelo SEBRAE junto a grupos organizados visando à sua capacitação, objetivando o desenvolvimento do pensamento coletivo no setor produtivo nas ações empreendedoras dos cooperados da Copasil.

Para isso é aplicada uma metodologia que busca contextualizar os conteúdos da filosofia Cultcoop de acordo com a necessidade do grupo trabalhado, inserindo os cooperados nas questões motivacionais desde sua formação, dos seus resultados obtidos levando a realizar a comparação comportamental com a forma que o Cultcoop direciona, que é desenvolver rotinas de planejamento e ações coletivas que visam resultados mais eficazes. Facilitando os processos de desenvolvimento dos grupos para que os mesmos alcancem a capacidade de agir coletivamente, viabilizando objetivos comuns baseados nos princípios da cooperação. Esse espírito de unidade se alcança, pois passam a conhecer para confiar, confiar para trabalhar junto. O trabalho em conjunto, o real sentimento da cooperação e o respeito são premissas para que os cooperados possam alcançar resultados ainda mais significativos para os seus negócios.Essa ação foi fomentada pelo APL de Ovinocaprinocultura que tem como agente o Zootecnista Reginaldo Guedes e como facilitadora a Ana Paula Jecev.

Fotos dos últimos encontros











segunda-feira, 14 de março de 2011

Produção de mel é destaque no Sertão de Alagoas


A crescente produção de mel vem colocando o Brasil em um excelente lugar no ranking mundial de apicultura. Em Alagoas o índice também é crescente. O Estado, que antes não aparecia nas estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já se encontra à frente de estados como Sergipe e Paraíba.

Com o apoio do Governo do Estado, por meio do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), o APL Apicultura vem agregando valores à economia local a partir da produção de mel no Sertão de Alagoas.

Criado em 2004, o APL Apicultura busca o desenvolvimento sustentável dos micro e pequenos negócios da cadeia produtiva do mel, apoiando os apicultores e demais empresários envolvidos na atividade. "O nosso trabalho visa à geração de ocupação e renda, promovendo a preservação do meio ambiente, com melhoria das condições de vida das pessoas envolvidas", disse o gestor do APL, Alberto Brasil.

Para o gestor, o APL obteve avanços significativos na região, através de ações voltadas para o fortalecimento e desenvolvimento da cadeia produtiva do mel. "A prova desses avanços são os números que apontam para um aumento de 151% na produção de mel", destacou Alberto.

Apesar do grande avanço e aumento da produção, Alberto Brasil considera que há muito que desenvolver. Segundo ele, a produção do Estado ainda não é autossuficiente, pois importa produtos de outras regiões para abastecer o mercado interno. "Apesar de não conseguirmos suprir as necessidades internas, a produção de mel em Alagoas teve um pulo significativo se comparado com estados vizinhos", disse.

Desde que começou a se desenvolver, o APL ampliou seu território de sete para treze municípios - Água Branca, Olivença, Piranhas, Senador Rui Palmeira, Delmiro Gouveia, Palestina, Poço das Trincheiras, Olho d'Água das Flores, Pão de Açúcar, Santana do Ipanema, Olho d'Água do Casado, Pariconha e São José da Tapera.

Capacitações - O APL Apicultura conta hoje com 200 produtores, que produzem cerca de 100 mil toneladas de mel anualmente. E para chegarem a esse número expressivo de produtos, os agricultores contaram com capacitações técnicas, associativas e gerenciais, e cursos oferecidos pelo Sebrae em parceria com o governo do Estado. Segundo o gestor, foram distribuídas colmeias, além de equipamentos e ferramentas necessárias para produção e processamento do produto.

Esse aprimoramento das técnicas de produção deve contribuir para que o produto ultrapasse as barreiras do mercado local. "Estamos evoluindo para aumentar ainda mais o número da produção, para que ultrapassemos as fronteiras do Estado", enfatizou o gestor.

Merenda Escolar - Uma grande conquista para os produtores de mel do Sertão de Alagoas foi a utilização do produto na merenda escolar. Com isso, passou a ser vendida uma média de 1.200 kg de mel mensalmente para prefeituras da região.

De acordo com o gestor do APL, Alberto Brasil, a quantidade de mel produzida na região é capaz de suprir as necessidades de todas as escolas públicas do Estado. Para ele, a introdução do mel na merenda escolar tem sido uma saída para os municípios ampliarem o consumo e despertar nas crianças o interesse pelo produto.

O APL Apicultura faz parte das ações do Programa de Arranjos Produtivos Locais e é coordenado pelo governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae Alagoas.

Agência Alagoas

quarta-feira, 2 de março de 2011

Banco do Nordeste regulariza dívidas rurais com até 85% de desconto

Fonte:http://alagoasnegocios.com.br/

Observando o que dispõe a Lei 12.249, o Banco do Nordeste vem efetuando a remissão e liquidação de dívidas rurais. Regulamentada pelo Ministério da Fazenda por meio do decreto nº 7.339, de outubro de 2010, a medida já possibilitou a regularização de aproximadamente 116 mil operações junto ao Banco, o que corresponde a 20% do volume total. Em Alagoas, o valor das dívidas que já foram regularizadas chega a cerca de R$ 30 milhões e outras 27.618 operações ainda podem ser beneficiadas pela Lei.

“Temos uma expectativa bastante positiva de enquadramentos, uma vez que as agências dispõem de todas as informações necessárias para realizá-los. Em pouco mais de três meses de trabalho, foram enquadrados mais de 88 mil clientes”, destacou o superintendente da Área de Recuperação de Crédito do BNB, José Andrade Costa.

De acordo com a Lei, clientes do Banco com operações rurais contratadas até 15 de janeiro de 2001 e que totalizem o valor máximo de R$ 35 mil poderão liquidar suas dívidas com descontos que chegam a 85%, a depender da localização do empreendimento.

“O recálculo das operações é feito sem quaisquer juros de atraso, multas ou outras sanções, ressaltando que, independente do estágio em que se encontra a cobrança, o cliente pode procurar sua agência de relacionamento e quitar a dívida, tornando-se apto a adquirir novos créditos”, explicou o gerente de Terceirização e Cobrança de Crédito do BNB, Rodrigo Bourbon.

No caso de crédito coletivo – concedido a cooperativas e associações –, o saldo devedor atualizado é dividido pela quantidade de cooperados e associados existentes à época da contratação, a fim de se apurar se a dívida será remida ou liquidada.

Remissão

A remissão das dívidas beneficia clientes cuja dívida atualizada até 14/06/2010 seja de até R$ 10 mil. Nesse caso, o Banco do Nordeste fará o processo automaticamente, enviando correspondência ao cliente para comunicar o enquadramento. Já para a liquidação com desconto, é necessário aderir ao processo com, no mínimo, um mês de antecedência do prazo estabelecido na Lei, cujo encerramento acontece em 30 de novembro.

A medida beneficia cerca de 570 mil clientes, entre mutuários do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), pequenos e médios produtores rurais, bem como suas cooperativas e associações.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011


Programa de Avicultura Familiar recebe novo lote de pintinhos

Ascom-Uneal

Desenvolvimento sustentável e agricultura familiar são beneficiados

A Unidade de Avicultura da Universidade Estadual de Alagoas, em Santana do Ipanema, recebe nesta quarta-feira (02) mais um lote de 3.500 pintinhos do Programa de Avicultura Familiar do Estado de Alagoas. Em setembro de 2010, o programa recebeu 6.500 pintinhos.

As aves serão criadas no Campus II até atingirem a idade de 25 dias e completarem o calendário de vacinas iniciais. Após esse período, os animais serão distribuídos com produtores rurais do município.

O Programa, lançado em 2010, busca utilizar a avicultura familiar como instrumento de desenvolvimento sustentável regional e inserção no mercado para e pequena e média propriedade rural. “Nossas metas também incluem a geração de renda e a melhoria da qualidade da alimentação dos produtores rurais”, explica o professor-coordenador Fábio Cunha.

Fábio Cunha ressalta a importância do programa para a complementação dos estudos dos alunos do curso de zootecnia. Através do programa, os futuros zootecnistas têm acesso às práticas de manejo e contato direto com os produtores rurais e suas diversas realidades. “Nossos alunos estão tendo uma oportunidade ímpar, observando e contribuindo com uma grande idéia que gera oportunidade e dignidade no meio rural", disse o professor.

O secretário de Agricultura de Santana do Ipanema, o zootecnista e ex-aluno da Uneal Jorge Tavares de Santana, destaca que em 2010 toda a produção de carne de aves caipira do programa foi comprada pela prefeitura do município e utilizada na merenda escolar.

A ação é desenvolvida conjuntamente por entidades públicas e privadas objetivando o desenvolvimento da cadeia produtiva da avicultura e em especial a criação de aves em sistema caipira. A Uneal participa do programa através do Núcleo de Pesquisas com Monogástricos.

Fonte : Pontal Maltanet




quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Cooperativas podem retirar DAP jurídica nos escritórios da Seagri


Diego Barros


As cooperativas interessadas em participar das chamadas públicas municipais para inclusão de seus produtos na merenda escolar podem procurar os escritórios da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) para retirar a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP jurídica).

O documento é necessário para que elas se cadastrem nas chamadas públicas, que em muitos municípios estão abertas até o fim deste mês. Segundo o diretor de Extensão Rural da Seagri, Ruy Falcão, não tem havido problemas na emissão desse documento.

“A procura pela DAP jurídica é pequena, mas, quando ocorre, não temos registros de problemas na emissão”, salientou. egundo ele, para que tudo ocorra na normalidade, é preciso que as cooperativas levem ao escritório toda a documentação necessária. “Se a documentação estiver errada ou incompleta, o documento não será emitido”, frisou.

Segundo ele, os documentos necessários para que as entidades retirem a DAP jurídica são: o estatuto social, a ata de posse da atual diretoria, a relação de todos os associados, contendo o nome, o CPF e a data de filiação de cada um deles e um documento que comprove a filiação de cada um dos associados. “É necessário também que pelo menos 70% dos associados já tenham uma DAP individual, e isso deve ser comprovado”, esclareceu o diretor Ruy Falcão.

Ele destacou ainda que as cooperativas devem procurar os escritórios da Seagri no município onde elas possuem sede. “Se não houver escritório local, devem ir ao município mais próximo”, orientou.

Diego Barros

Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário

(82) 3315-1396 / 8883-5373

www.agricultura.al.gov.br