Ações têm como objetivo a criação de novos mercados para agricultura familiar alagoana
Da Redação
Produtores da agricultura familiar de diversos municípios alagoanos estão participando de rodadas de negócios com foco na venda para a merenda escolar. No dia 25 de março, estes agricultores se reúnem em Santana do Ipanema, apresentando seus produtos a representantes das escolas municipais, compradores em potencial.
Outras rodadas de negócios serão realizadas nos municípios de Olho d’Água das Flores (31/03) e Arapiraca (05/04).
Em 2009, foi criada a Lei de Alimentação Escolar (Nº 11.947), determinando que no mínimo 30% da renda destinada à merenda escola, fosse voltada para a compra de produtos provenientes da agricultura familiar. Juntos, o Sebrae Alagoas e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através das rodadas de negociação realizadas entre produtores e representantes das escolas municipais, vêm facilitando o cumprimento dessa lei.
Além de representantes do Sebrae Alagoas e da Secretaria de Estado da Agricultura, participam das rodadas, os secretários de educação e nutricionistas dos municípios, que na oportunidade conhecem o potencial produtivo dos agricultores, analisam as propostas para dar início à chamada pública.
Os nutricionistas dos municípios, ao participarem da iniciativa, conhecem a variedade das produções e viabilizam a adequação dos cardápios ao que cada região tem a oferecer.
De acordo com Áurea Valéria, analista da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae Alagoas, antes do início das rodadas de negócio, os produtores passaram por um processo de capacitação, onde puderam esclarecer dúvidas acerca do fornecimento para o setor público.
“As rodadas vêm para facilitar o acesso dos pequenos produtores e empresários a novos mercados, nesse caso, as escolas públicas. O Sebrae, através dessas ações, estimula as compras governamentais para a merenda escolar", destacou Áurea.
Mais informações pelo 82 4009-1686.