segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Campanha incentiva o consumo de mel em Alagoas

Campanha incentiva o consumo de mel em Alagoas

“Circuito do Mel”, montado em Maceió, visa estimular um novo hábito de consumo entre as crianças

Isis Correia

Apresentar o mel como alimento natural e incentivar seu consumo no cardápio diário dos brasileiros é a proposta da campanha “Meu dia pede mel”, que será lançada em Maceió, na próxima segunda-feira (04). Promovida pelo Sebrae e a Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), a campanha abrange todo o país. Em Alagoas, a ação promocional será realizada na Praça Central do Shopping Maceió, em Mangabeiras, até o dia 18 de outubro.

De acordo com a CBA, o consumo de mel no Brasil é um dos mais baixos do mundo. Cada brasileiro consome em média 120 gramas por ano, número muito inferior aos Estados Unidos, onde a média é de 1,5 quilos por pessoa, e países europeus, que ultrapassam a média de três quilos.

A campanha visa disseminar entre a população os benefícios do mel, não apenas como produto medicinal, mas, sobretudo, como alimento. Rico em vitaminas do complexo B, C, D e E, minerais e antioxidantes, o mel é um alimento versátil, que pode ser consumido puro ou como ingrediente especial da gastronomia.

Em Maceió, a campanha está focada em um público especial: as crianças. A ideia é formar nos pequenos alagoanos, indutores de consumo, a cultura da alimentação saudável, com incremento do mel no cardápio.

A advogada Izabel Vasconcelos conta que o mel faz parte da dieta alimentar de sua família há três anos e já se tornou item indispensável no cardápio dos filhos. “Diariamente, eles consomem mel, inclusive, por orientação médica, e as crises de renite diminuíram muito. Hoje identificamos no mel, não apenas um ‘remédio’, mas um ótimo complemento alimentar, fonte de energia e vitaminas”, comenta a advogada.

Campanha

No “circuito do mel”, montado na Praça Central do Shopping Maceió, as crianças poderão participar de brincadeiras, atividades de pintura, gincanas e aprender, de forma lúdica, como funciona o processo de produção e de comercialização dos produtos apícolas.

Por meio de um cinema montado dentro do circuito, os visitantes irão aprender sobre a organização, a conservação do meio ambiente e as conseqüências do desmatamento, além dos benefícios do mel para saúde.

“A ideia é que as crianças aprendam que o mel é um alimento nutritivo, gostoso e importante para o seu desenvolvimento. Queremos quebrar o mito de que mel é apenas remédio. A programação está bem diversificada e animada e eles vão aprender de forma divertida”, destacou Rúbia Solange, coordenadora do Arranjo Produtivo Local Apicultura no Sertão (APL), coordenado pelo Sebrae/AL.

Mel alagoano

O circuito também será uma oportunidade de divulgar o trabalho das cooperativas de produtores apícolas de Alagoas e incentivar o consumo de produtos locais. Em Alagoas, além do mel, as cooperativas produzem derivados como pólen, própolis vermelha, vinagre de mel, pimenta com molho de mel, entre outros.

De acordo com a coordenadora do APL Apicultura, o mel alagoano tem como diferencial uma produção isenta de pesticidas e herbicidas e baixa umidade, o que permite mais qualidade e um sabor marcante. “A região da caatinga é adequada para produção de mel silvestre e, além disso, por todas as qualidades já citadas, é possível obter, inclusive uma certificação orgânica, que oferece ao consumidor um produto diferenciado”, disse Rúbia.

A ação conta com ainda com o apoio da Fundação Banco do Brasil, Governo do Estado e das associações de produtores locais. Mais informações pelo 82 4009-1672/1738 ou 9992-4315/9988-9060.

http://www.al.agenciasebrae.com.br/noticia.kmf?cod=10742558&canal=617

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