terça-feira, 1 de fevereiro de 2011


Programa de Avicultura Familiar recebe novo lote de pintinhos

Ascom-Uneal

Desenvolvimento sustentável e agricultura familiar são beneficiados

A Unidade de Avicultura da Universidade Estadual de Alagoas, em Santana do Ipanema, recebe nesta quarta-feira (02) mais um lote de 3.500 pintinhos do Programa de Avicultura Familiar do Estado de Alagoas. Em setembro de 2010, o programa recebeu 6.500 pintinhos.

As aves serão criadas no Campus II até atingirem a idade de 25 dias e completarem o calendário de vacinas iniciais. Após esse período, os animais serão distribuídos com produtores rurais do município.

O Programa, lançado em 2010, busca utilizar a avicultura familiar como instrumento de desenvolvimento sustentável regional e inserção no mercado para e pequena e média propriedade rural. “Nossas metas também incluem a geração de renda e a melhoria da qualidade da alimentação dos produtores rurais”, explica o professor-coordenador Fábio Cunha.

Fábio Cunha ressalta a importância do programa para a complementação dos estudos dos alunos do curso de zootecnia. Através do programa, os futuros zootecnistas têm acesso às práticas de manejo e contato direto com os produtores rurais e suas diversas realidades. “Nossos alunos estão tendo uma oportunidade ímpar, observando e contribuindo com uma grande idéia que gera oportunidade e dignidade no meio rural", disse o professor.

O secretário de Agricultura de Santana do Ipanema, o zootecnista e ex-aluno da Uneal Jorge Tavares de Santana, destaca que em 2010 toda a produção de carne de aves caipira do programa foi comprada pela prefeitura do município e utilizada na merenda escolar.

A ação é desenvolvida conjuntamente por entidades públicas e privadas objetivando o desenvolvimento da cadeia produtiva da avicultura e em especial a criação de aves em sistema caipira. A Uneal participa do programa através do Núcleo de Pesquisas com Monogástricos.

Fonte : Pontal Maltanet