O cheiro forte do bode está incomodando seu Marcelo de Andrade, de Ituporanga, Santa Catarina. Ele conta num e-mail que recentemente comprou um casal de caprinos e que o macho tem aquele odor desagradável.
O professor Fábio Cunha da Universidade Estadual de Alagoas diz que os criadores do sertão estão tão acostumados com o cheiro do bode que nem reclamam mais.
O odor é característico e serve como atrativo para as fêmeas.
É preciso prestar atenção nas locações das instalações. O aprisco do bode deve estar posicionado após o aprisco das fêmeas, isso levando-se em consideração o sentido do vento, então ele deve estar contra o vento, tendo como parâmetro as instalações das cabras.
O ideal é que as cabras em estado de cio sejam levadas até as instalações do reprodutor. Ela deve ser coberta e após o manejo, as cabras devem voltar para suas instalações. Bode perto das instalações das cabras sempre vai ter cheiro forte.
Em criações leiteiras, o aprisco do reprodutor deve ficar a pelo menos a 50 metros de distância das cabras em lactação. É para evitar que o cheiro do bode passe pro leite.
FONTE: Globo Rural